Mato Grosso
Preço do feijão cai em MT devido ao início da colheita e maior oferta do produto no mercado
Compartilhe:
O preço do feijão teve queda devido ao início da colheita do grão, em Mato Grosso. No começo do ano, o consumidor chegou a pagar R$ 12 no kg do feijão carioca, o mais consumido na região, e agora chega a custar R$ 5.
No estado, os produtores de feijão da região Oeste estão em plena colheita. Segundo os agricultores, as lavouras estão bastante produtivas e os preços são animadores. Tem fazendas produzindo mais feijão que nas safras anteriores, como é o caso da propriedade em que Daniel Henrique de Oliveira gerencia.
“Saímos de 65 toneladas no ano anterior de safrinha para 1.800 neste ano. Houve aumento significativo. Este ano, quando fechamos os contratos, se apresentou um preço bom e o custo a gente já sabia, por isso optamos por fechar essa área de feijão”, disse.
Produção de feijão caiu no estado — Foto: TVCA/Reprodução
Apesar do otimismo de alguns produtores, a produção total de feijão em Mato Grosso deve cair cerca de 8% em relação ao ano passado. A principal queda será na produção do feijão de corda. No ano passado, o estado produziu 237 mil toneladas desse tipo de feijão e neste ano a previsão é de 153 mil toneladas, uma redução de 35%.
Isso ocorreu porque muitos produtores escolheram outros cultivos na segunda safra, como o milho, o algodão e o girassol.